Opinião - Artigos

ANTÓNIO NÓVOA

  • A força das perguntas >>>

  • Apostar na educação para reinventar Portugal >>>

  • Eu pedagogo me confesso Diálogos com Rui Grácio >>>

  • Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente >>>

  • História da educação: Percursos de uma disciplina >>>

  • O Professor do século XXI >>>

  • O regresso dos professores >>>

  • Os professores na virada do milénio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas >>>

  • Pedagogia: A terceira margem do rio >>>

  • Para uma formação de professores construída dentro da profissão>>>

  • Para uma história do futuro >>>

  • Profissão: Professor. Reflexões Históricas e Sociológicas >>>

ANTÓNIO NUNES

  • A liberdade de organizar escolas diferentes >>>

  • A Escola da indiferença à diferença >>>

  • A tecnologia... a bênção dos homens! >>>

  • A pedagogia e a malandragem que a maltrata >>>

  • A urgência do regresso da pedagogia à escola >>>

  • A urgência do regresso da pedagogia à escola... e ao imaginário do professor >>>

  • Arrisquemos ser autores na profissão que escolhemos [em co-autoria com Daniel Lousada] >>>

  • Celestin Freinet e os pedagogos portugueses >>>

  • Competências: quem as define? >>>

  • E agora Cavaco? >>>

  • Educação e Formação: serão preocupações da Universidade? >>>

  • Nuno Crato e a Escola Moderna >>>

  • O COVID-19 e a vingança da Idade Média >>>

  • Onde pára a pedagogia? >>>

  • Os exames do Secundário: um sistema de avaliação irracional >>>

  • Reflectir a pedagogia >>>

  • Resgatar a pedagogia precisa-se >>>

  • Sobre o que nos chega frequentemente da Finlândia >>>

  • Uma sociedade que nunca se entendeu com o tempo >>>

DANIEL LOUSADA

  • A ciência e a prática pedagógica: a propósito de neurociências e do cérebro que aprende >>>

  • A comunicação na relação pedagógica >>>

  • A criança a leitura e o cão >>>

  • A corrida eleitural de Dodó >>>

  • A cultura impõe-se >>>

  • A escrita na vida de uma educadora de infância. Um blog agora em livro >>>

  • A favor dos exames basta o senso comum e a ignorância >>>

  • A gente lê tudo seguido, não quer saber do verso p'ra nada >>>

  • A leitura em voz alta como exercício lúdico >>>

  • A «Nova Pedagogia» >>>

  • A Prazenteira: aprender a gostar de gostar >>>

  • À procura da função atribuída ao verso na composição do poema >>>

  • A professora Isa não é leitora - a propósito de uma entrevista >>>

  • A propósito da"Autonomia Curricular a 100%"  "Debato no facebook no seu melhor >>>

  • Abaixo a Educação. Viva o Ensino. Vamos todos Pentear Macacos >>>

  • Agrupamento de escolas não é escola >>>

  • Apontamentos sobre leitura e ensino da gramática, mais uma nota para o debate sobre a extensão dos programas e as aulas de 90 minutos >>>

  • Aprender com Trabalho ou Ter que Sofrer para Aprender? >>>

  • Arrisquemos ser autores na profissão que escolhemos [em co-autoria com A. Nunes] >>>

  • Bom Dia e Boa Tarde. Há uma capacidade que todo o homem tem, que se chama de capacidade meta-cognitiva. Acho que a descobri, em mim, na tarde daquele dia. >>>

  • Como vai ser a escola quando a escola voltar? >>>

  • Desaprender: divagações a propósito do vício de ensinar >>>

  • Diferenciação pedagógica: o mesmo currículo para todos >>>

  • Dizer que devia ser proibido aprender a ler e a escrever no jardim-de-infância é de uma arrogância inqualificável >>>

  • Ditado e ensino da ortografia >>>

  • Dos direitos do leitor aos deveres da escola >>>

  • Educação Especial: contradições de uma escola que se quer inclusiva. >>>

  • Em Defesa do Uso da Tecnologia na Escola. >>>

  • Encontro com os livros na sala de aula - parte I Para uma prática de leitura partilhada >>>

  • Encontro com os livros na sala de aula - parte II «Falar dos livros que não lemos?» >>>

  • Ensinar e Aprender.  >>>

  • Entre ler e escrever o mundo >>>

  • Entre Retângulos e Hortas e Estrelas que Dormem de Dia >>>

  • Entre tema livre e escrita livre >>>

  • Escola centrada no aluno ou na aprendizagem [?] e o sentido da expressão "aprender a aprender" >>>

  • Escola Inclusiva: uma questão de ponto de vista >>>

  • Escrevo e Pronto. Divagações sobre um poema de Paulo Leminski, e uma evocação ao «Método Natural» e «Texto Livre» de Freinet. >>>

  • Escrita: ensinar e aprender através de um trabalho de texto >>>

  • Exame da 4ª Classe: evitar um debate armadilhado >>>

  • Flexibilidade curricular ou crónica de um fracasso anunciado >>>

  • Libertar palavras de significados de dicionário >>>

  • Metáforas: aprender a desenhá-las >>>

  • Não dei a aula en chinês! Dei-a mesmo em português >>>

  • Não há palavras para dizer: o silêncio é o lugar onde baterão as mãos >>>

  • Notas e médias e outras coisas menores >>>

  • O quê e o como da educação para a cidadania >>>

  • O vírus, um poema de Ana Luísa Amaral e as tragédias que se eclipsaram >>>

  • Os Maias, a leitura obrigatória e.... >>>

  • Outro tratamento escolar do livro precisa-se: os livros e a leitura obrigatória >>>

  • Ouvir é a maneira mais pura de calar >>>

  • Poesia: quando antes do significado é o significante que importa >>>

  • Prática pedagógica: tudo menos certezas >>>

  • Provas de aferição de expressão fisico-motora >>>

  • Queres fazer um soneto? - um poema de Nuno Higino, para falar das formas que podem desenhar o poema >>>

  • Razão de escrever: em defesa de uma escrita com prazer >>>

  • Reprovação e Jogo da Glória: cair na casa do inferno e voltar ao ponto de partida >>>

  • Resgatar a pedagogia precisa-se >>>

  • Sobre a importância de um nome e da atenção a ter na aprendizagem da sua escrita >>>

  • Sobre a aprendizagem do desenho na infância - uma abordagem a partir de Vygostsky e Freinet >>>

  • Sobre os erros dos professores >>>

  • TPC Sim ou Não: um debate inútil - com o excerto de um vídeo de uma conversa de Maria João Seixas com Ana Benavente >>>

  • Turmas homogéneas: não sei o que são >>>

LUÍS GOUCHA

  • A escola deve preparar para a vida >>>

  • A escola doente  >>>

  • A escola não tem imaginação >>>

  • A escrita satisfaz necessidades de diálogo com o real que nos acolhe  >>>

  • A queda de um mito - a propósito da organização de turmas homogéneas para combater desigualdades >>>

  • Afectividade e aprendizagem no romance de Aquilino Ribeiro «Cinco Reis de Gente» >>>

  • Brincar: actividade que as crianças levam muito a sério >>>

  • Da Inutilidade Como Conceito Útil a uma Sobrevivência Criativa >>>

  • Emoções à flor da pele >>>

  • Escola: violência e castigo  >>>

  • Escrita: procurar as palavras que nos faltam >>>

  • Este tempo... A escola... E agora? >>>

  • Jules Ferry: de como se chegou da laicidade da escola ao desastre da sociedade >>>

  • O poder das imagens no imaginário >>>

  • O Aborrecimento na Escola: alguém pensa nisso? >>>

  • Porquê? Quando o problema é a falta de conversa  >>>

LUÍS GOUCHA E

DANIEL LOUSADA

  • Apoio educativo: professor de apoio não é explicador >>>

  • Coisas sem importância >>>

  • Divagações sobre imaginação, criatividade, curiosidade e ensino da escrita >>

  • Leitura em voz alta: por quem e para quê? >>>

  • O aluno: A flexibilidade curricular passa por aqui >>>

  • O Professor de Espantos: Em vez da motivar, espantar >>>

  • Sobre esta coisa irritante de apresentar a matemática com o saber que existe acima de todos os outros >>>

PHILIPPE MEIRIEU

  • A Autoridade de Todos os Perigos - versão de Luís Goucha] >>> 

  • A escola do "depois"... com a pedagogia do "antes" >>>

  • A escola não se vê como uma instituição capaz de reencarnar o bem comum” >>>

  • A pedagogia diferenciada está ultrapassada? - traduzido e apresentado por Daniel Lousada >>>

  • A pedagogia e o digital: em que é que ficamos? >>>

  • Amarrada a protocolos sanitários, a escola não é escola >>>

  • As notas são sempre coisa com carácter aproximativo - Tradução de Luís Vasco Goucha >>>

  • Contra a ideologia das competências: a educação deve ensinar a pensar - tradução de Luís Vasco Goucha >>>

  • Denunciar a maldição das certezas, convocar os pedagogos >>>

  • Escola: dar tempo à reflexão >>>

  • Fragmentos de uma conversa >>>

  • Freinet e as ciências da educação: um encontro impossível e essencial - Trad. Luís Goucha >>>

  • Gianni em casa de Freinet - traduzido e apresentado por Daniel Lousada >>>

  • Na rentré de uma escola ansiosa >>>

  • Neurociências e trabalho pedagógico >>>

  • Paremos de endeusar o digital >>>

  • Pedagogia tradicional, Inovação administrativa e inovação pedagógica >>>

  • Que aprendizagens, para que sociedade? -  traduzido por Luís Goucha >>>

  • Rituais sim... mas quais >>>

  • Sanções e castigos >>>

OUTROS ARTIGOS

  • Alberto Manguel - O ser humano controla a conveniência da pergunta >>>

  • Bernard Schneuwly - Freinet, Vygotsky e a Escrita [Tradução livre e algumas notas de Daniel Lousada] >>>

  • Bernard Schneuwly - Entrevista >>>

  • Catarina Fernandes Martins - Quando a escola deixar de ser uma fábrica de alunos >>>

  • Cécile Morzadec e Laurent Reynaud - Um dicionário resumido para questionar a escola em casa >>>

  • Celestin Freinet: Histórias de uma vida. As lutas de um pedagogo - Tradução de Luís Goucha, de um texto de autor não identificado >>>

  • Charles Handy - Uma teoria da aprendizagem >>>

  • Claire Ravez - Desenvolvimento do sentido da autonomia na escola... e em casa >>>

  • Clementina Braga - Da Escola da Vida à Vida na Escola - E.B.2/3 Soares dos Reis - Vila Nova de Gaia [Comunicação apresentada no VIIIº congresso luso-brasileiro da história da educação, em S. Kuis do Maranhão](...) >>>

  • David Rodrigues - A educação tem que ser mesmo inclusiva? >>>

  • Edmond Lèmery - Aprender é Natural... - versão de Luís Goucha >>>

  • Emília Ferreiro - Leitura na pré-escola >>>

  • Filomena Sobral - Ficção quase real [a propósito de apoios educativos e dos excessos burocráticos que o contaminam] >>>

  • François Dubet - Depois do vírus, voltará a escola ao que era? >>>

  • Frank Smith - Aprender >>>

  • José Gil - O Roubo do Presente >>>

  • Júlio Dinis: uma crítica à sociedade do seu tempo? excertos de "Mestras, amas e maridos >>>

  • Júlio Groppa Aquino - Sérgio Niza: um aguerrido pedagogo português >>>

  • Leitura, escrita e resolução de problemas >>>

  • Luís Manuel Bernardo - O regresso da filosofia da educação >>>

  • Mado Deshours - Que instrumentos para uma criança autora das suas aprendizagens - Versão portuguesa de Luís Goucha  >>>

  • Mara Goyet - Sacrificar os Alunos, numa tradução de Luís Goucha >>>

  • Maria dos Reis e Daniel Lousada - Bom aluno, Mau aluno e aluno Assim-Assim - a pedagogia diferenciada e a flexibilização pedagógica passaram por aqui >>>

  • Milan Kundera - A inimizade e a amizade >>>

  • Nicolas Go - A criança autora: para a construção de uma prática de Emancipação - [trad. luís Goucha] >>>

  • Nuno Bragança - O desenho livre das palavras >>>

  • Paulo Freire - Educação e condicionamento >>>

  • Paul Ricoeur - É importante manter desde o início a dimensão política da educação >>>

  • Roger Ueberschlag - Um ponto de vista sobre os «métodos naturais» - [tradução de Luís Goucha] >>>

  • Roland Berthes - Ousemos ser preguiçosos >>>

  • Roland Barthes - Uma relação quase maníaca com os instrumentos gráficos >>>

  • Rubem Alves - Escutatória >>>

  • Sérgio Amadoz - Para escrever é preciso aprender a copiar >>>

  • Sérgio Niza - Escola para amanhã >>>

  • Sérgio Niza - Entrevista à "A Página" >>> 

  • SylvainConnac - Indivíduo ou Pessoa? - [Trad. Daniel Lousada] >>>

  • Véronique Decker - O tempo à medida da criança >>>